revistadigital.com.br |
A demonstração de interesse pela vida escolar dos filhos é parte fundamental em seu processo de aprendizagem. Ao perceber que pais e família se interessam por seus estudos e por suas experiências escolares a criança sente-se valorizada, desenvolvendo-se de forma segura e com boa autoestima.
Quando a criança entra na escola traz consigo experiências adquiridas no convívio com meios anteriores o que lhe permitirá formar uma determinada visão sobre si mesma.
O convívio na escola significa para ela, uma ampliação em sua esfera de relações. Na escola a criança conhecerá outras crianças com as quais deverá compartilhar uma parte de sua vida, além de estabelecer relações com adultos que não pertencem a sua família.
Acompanhar o crescimento educacional dos filhos aumenta suas habilidades sociais e diminui a chance de problemas comportamentais. Quanto maior o envolvimento dos pais nas experiências escolares das crianças, mais facilidade de fazer amigos elas terão!
Sendo assim, quanto mais os pais conversam sobre a escola, visitam o local, se envolvem com as lições e os trabalhos e incentivam o progresso educacional dos filhos em casa, melhores serão suas habilidades sociais.
A participação familiar na vida escolar dos filhos leva-os, dentre outras coisas, à demonstração de um maior autocontrole e à manifestação de um comportamento cooperativo.
Os pais precisam entender, no entanto, que acompanhar a vida escolar dos filhos não deve significar apenas cobrar. O acompanhamento pressupõe muito mais do que isso. É necessário estimular, motivar, valorizar, ensinar, conversar, prestigiar, discutir. Nessa parceria, a cobrança é a última ferramenta a ser utilizada.
Quando a criança se sente ouvida, apoiada, prestigiada, se sente mais estimulada para aprender e aproveitar todas as oportunidades que a escola promove.
Neste processo ganha a criança, a família e a escola. Neste processo somos todos vencedores!
Amanda Ferreira
Fonte:
http://www.escolavillare.com.br/a-importancia-da-participacao-dos-pais-na-vida-escolar-dos-filhos/
CALENDÁRIO DA 4ª
AVALIAÇÃO BIMESTRAL DA E.M.E.F ACY DE JESUS NEVES DE BARROS PEREIRA - 2017
PERÍODO:08
a 14/12/2017
Data
|
Dia
|
Disciplina(s)
|
|
08/12
|
Sexta-feira
|
Ciências e
Inglês
|
|
11/12
|
Segunda-feira
|
Matemática
|
|
12/12
|
Terça-feira
|
Língua
portuguesa e Artes
|
|
13/12
|
Quarta feira
|
Estudos
Amazônicos e Geografia
|
|
14/12
|
Quinta feira
|
História e
Religião
|
Observação: No
período de avaliação, não haverá aula, às
provas serão aplicadas as 07:30h, no turno da manhã e no turno da tarde as
13:30 horas.
* Composição da 4ª Avaliação
bimestral
Feira
de Ciências______ 3,0 pts
Atividades
em classe, seminários, pesquisas, etc.- 2,0 pts
Prova _________________________________ 5,0 pts
CONTEÚDOS PARA AVALIAÇÃO DO 4º BIMESTRE - ENS. FUNDAMENTAL
Senhores
Pais e Queridos alunos,
Informamos
que as avaliações do 4º bimestre/2017 acontecerão conforme cronograma abaixo.
Portanto, solicitamos atenção às datas e conteúdos que serão cobrados nas
avaliações.
6º ANO A - MANHÃ
Data
|
Disciplina(s
|
Conteúdos
|
08/12
|
Ciências
|
O que é
saneamento básico? (P. 166-168)
Atmosfera é vida
(P. 185).
As camadas
atmosféricas (P. 185-186)
A mistura de
gases da troposfera (P. 186).
O gás oxigênio
(188).
O gás carbônico e
o efeito estufa (188 -189 e 209 -210).
|
Inglês
|
Prepositions of
place, numbers 20 to 100, school ampplies, school subjects, pronuntiation,
textos. Simple presente tense. (affirmative form).
|
|
11/12
|
Matemática
|
Critério de divisibilidade,
múltiplos e divisores (MMC e MDC),
Divisores
Fatoração completa
Fração
Fração equivalente
Simplificação de fração
|
12/12
|
Português
|
Coesão e coerência
Pronomes: pessoais, possessivos
e demonstrativos.
|
Artes
|
O ponto (características)
Composição com pontos.
Linhas
|
|
13/12
|
Estudos
Amazônicos
|
A relação da Floresta Amazônica
com o solo, levando em consideração a biodiversidade.
|
Geografia
|
A relação campo/cidade,
agricultura, pecuária e extrativismo animal, vegetal e mineral. A cidade e
suas paisagens dentro de um contexto econômico industrial.
|
|
14/12
|
História
|
Roma
Antiga
|
Religião
|
Texto – Poema de Paz – Interpretação. Trabalhar a
paz com o próximo e consigo mesmo.
|
7º ANO A - MANHÃ
Data
|
Disciplina(s
|
Conteúdos
|
08/12
|
Ciências
|
O reino das plantas-
características gerais (P. 107).
Briófitas e Pteridófitos (109 e
111).
Gimnospermas (117)
Angiospermas (121)
Flores e frutos (122)
A raiz (124)
Tipos especiais de raiz (125)
O caule 126).
Fotossíntese e transpiração
(130- 131)
|
Inglês
|
Prepositios of time
simple present tense (interrogative form, months of the year, Days of the
week, seasons of the year, textos.
|
|
11/12
|
Matemática
|
Expressões algébricas: equação,
igualdade, simplificação de expressão e inequação.
Razão e proporção: media,
densidade, escala, porcentagem.
Proporção: grandezas
diretamente proporcionais e grandezas inversamente proporcionais.
Regra de três
|
12/12
|
Português
|
Adjunto adnominal, adjunto
adverbial
|
Artes
|
Estudo do Samba: “O que será
que eles olham”? O artista Heitor dos Prazeres (vida e obra).
|
|
13/12
|
Estudos
Amazônicos
|
Setores econômicos da Amazônia.
Atividades econômicas que tem mais peso no PIB em estados e sub-regiões da
Amazônia.
|
Geografia
|
Região geoeconômica da Amazônia
e suas características, econômicas, sociais e culturais. Povos tradicionais e
sustentabilidade.
|
|
14/12
|
História
|
Civilizações:
Inca, Maia e Asteca
|
Religião
|
Atividade de
interpretação e produção textual – tema: Justiça
|
8º ANO A - MANHÃ
Data
|
Disciplina(s
|
Conteúdos
|
08/12
|
Ciências
|
Os grupos sanguíneos (P. 159).
Sistemas ABO e RH (159-160).
Sistema linfático (P.161).
A excreção (P. 165)
Excretos: resíduos das
atividades metabólicas (P. 166).
Atividade das glândulas
sudoríferas (P. 166).
O Sistema urinário humano (P.
166 – 167).
|
Inglês
|
Modal Verbs,
professiom, adjectives, book, genres, textos.
|
|
11/12
|
Matemática
|
Operação com monômios:
Multiplicação e divisão de
monômios – cálculo de área e perímetro; potência de monômios.
Polinômios – monômio, binômio,
trinômio polinômio e polinômio nulo; grau do polinômio, polinômio reduzido,
adição e subtração de polinômio, multiplicação e divisão de polinômio.
|
12/12
|
Português
|
Período simples e composto
Conjunções coordenativas.
|
Artes
|
Texto:
Como é que você vê a MPB (Musica Popular Brasileira). O surgimento,
entendimento da música.
|
|
13/12
|
Estudos
Amazônicos
|
Governo
Militar e politicas agrarias na Amazônia no contexto da doutrina de segurança
nacional, formação do MST e conflitos agrários.
|
Geografia
|
Continente
americano, Estados Unidos, formação histórica, econômica e cultural.
|
|
14/12
|
História
|
1º
Reinado
|
Religião
|
Texto:
“Valores” – reconhecer os valores qualidades.
|
6º ANO B - TARDE
Data
|
Disciplina(s
|
Conteúdos
|
08/12
|
Ciências
|
O
que é saneamento básico? (P. 166-168)
Atmosfera
é vida (P. 185).
As
camadas atmosféricas (P. 185-186)
A
mistura de gases da troposfera (P. 186).
O
gás oxigênio (188).
O gás carbônico e o efeito estufa (188 -189
e 209 -210).
|
Inglês
|
Prepositions of place, numbers 20 to 100,
school ampplies, school subjects, pronuntiation, textos. Simple presente
tense. (affirmative form).
|
|
11/12
|
Matemática
|
Números decimais e suas
operações: adição, subtração, multiplicação e divisão.
|
12/12
|
Português
|
Gênero textual de opinião
Coesão e coerência
Pronomes pessoais caso e reto e
oblíquos, possessivos, tratamento, demonstrativos.
Tempo dos verbos indicativo.
|
13/12
|
Estudos Amazônicos
|
CAPÍTULO 7:
AMAZÔNIA: A IMPORTÂNCIA DA FLORESTA. Páginas: 116 a 12.1
-
Os problemas ambientais e sociais na Amazônia: contaminação dos rios, solo e
da atmosfera; redução da biodiversidade, desemprego, moradias precárias, etc.
-
A importância da vegetação para o solo.
-
O impacto do desmatamento sobre o solo (erosão do solo).
- As consequências sociais do
desmatamento.
CAPÍTULO 8:
PROBLEMAS SOCIOAMBIENTAIS DAS CIDADES NA AMAZÔNIA. Páginas: 122 a 129.
-
Problemas sociais e ambientais nas cidades: poluição dos rios e do ar,
deslizamento. Precariedade dos serviços públicos: rede de esgoto, coleta de
lixo, distribuição de água e energia.
- Caderno.
|
Geografia
|
Vegetações e climas brasileiro
Relação campo x cidade
|
|
14/12
|
História
|
Civilização Romana
|
Religião
|
Texto interpretativo sobre amar
ao próximo e as nossas escolhas
|
6º ANO C - TARDE
Data
|
Disciplina(s
|
Conteúdos
|
08/12
|
Ciências
|
O que é
saneamento básico? (P. 166-168)
Atmosfera é vida
(P. 185).
As camadas
atmosféricas (P. 185-186)
A mistura de
gases da troposfera (P. 186).
O gás oxigênio
(188).
O gás carbônico e
o efeito estufa (188 -189 e 209 -210).
|
Inglês
|
Prepositions of place, numbers 20 to 100, school
ampplies, school subjects, pronuntiation, textos. Simple presente tense.
(affirmative form).
|
|
11/12
|
Matemática
|
Números decimais e suas operações: adição,
subtração, multiplicação e divisão.
|
12/12
|
Português
|
Gênero textual de opinião
Coesão e coerência
Pronomes pessoais caso e reto e oblíquos,
possessivos, tratamento, demonstrativos.
Tempo dos verbos indicativo.
|
13/12
|
Estudos
Amazônicos
|
CAPÍTULO 7: AMAZÔNIA: A
IMPORTÂNCIA DA FLORESTA. Páginas: 116 a 12.1
-
Os problemas ambientais e sociais na Amazônia: contaminação dos rios, solo e
da atmosfera; redução da biodiversidade, desemprego, moradias precárias, etc.
-
A importância da vegetação para o solo.
-
O impacto do desmatamento sobre o solo (erosão do solo).
- As consequências sociais do desmatamento.
CAPÍTULO 8: PROBLEMAS
SOCIOAMBIENTAIS DAS CIDADES NA AMAZÔNIA. Páginas: 122 a 129.
-
Problemas sociais e ambientais nas cidades: poluição dos rios e do ar,
deslizamento. Precariedade dos serviços públicos: rede de esgoto, coleta de
lixo, distribuição de água e energia.
- Caderno.
|
Geografia
|
Vegetações e climas brasileiro
Relação campo x cidade
|
|
14/12
|
História
|
ROMA:
·
Fundação
e desenvolvimento
·
Sociedade
romana
·
Crise
e fim da republica
|
Religião
|
Texto interpretativo sobre amar ao próximo e as
nossas escolhas
|
7º ANO B - TARDE
Data
|
Disciplina(s
|
Conteúdos
|
08/12
|
Ciências
|
O reino das plantas-
características gerais (P. 107); Briófitas e Pteridófitos (109 e 111);
Gimnospermas (117); Angiospermas (121); Flores e frutos (122); A raiz (124);
Tipos especiais; de raiz (125); O caule 126);
Fotossíntese e transpiração (130- 131)
|
Inglês
|
Prepositios
of time simple present tense (interrogative form, months of the year, Days of
the week, seasons of the year, textos.
|
|
11/12
|
Matemática
|
Expressões algébricas: equação,
igualdade, simplificação de expressão e inequação.
Razão e proporção: media,
densidade, escala, porcentagem.
Proporção: grandezas
diretamente proporcionais e grandezas inversamente proporcionais.
Regra de três
|
12/12
|
Português
|
Adjunto adnominal
adjunto adverbial
|
13/12
|
Estudos Amazônicos
|
Integração
e ocupação da Amazônia e os Grandes Projetos na Amazônia.
|
Geografia
|
Região Norte: características
gerais; ocupação (processos); integração; problemas sociais e ambientais dos
Grandes Projetos.
|
|
14/12
|
História
|
Brasil
Açucareiro:
·
Economia do açúcar no Brasil;
·
Engenhos: mão de obra escrava;
·
Escravidão negra e indígena no Brasil colonial.
|
Religião
|
Texto interpretativo sobre o
trabalho em equipe e o respeito ao próximo.
|
7º ANO C - TARDE
Data
|
Disciplina(s
|
Conteúdos
|
08/12
|
Ciências
|
O reino das plantas- características
gerais (P. 107); Briófitas e Pteridófitos (109 e 111); Gimnospermas (117);
Angiospermas (121); Flores e frutos (122); A raiz (124); Tipos especiais; de
raiz (125); O caule 126); Fotossíntese
e transpiração (130- 131)
|
Inglês
|
Prepositios
of time simple present tense (interrogative form, months of the year, Days of
the week, seasons of the year, textos.
|
|
11/12
|
Matemática
|
Expressões algébricas: equação,
igualdade, simplificação de expressão e inequação.
Razão e proporção: media,
densidade, escala, porcentagem.
Proporção: grandezas
diretamente proporcionais e grandezas inversamente proporcionais.
Regra de três
|
12/12
|
Português
|
Gênero reportagem:
características. Gênero noticia:
características. Modo imperativo
Verbos irregulares. Sujeito e predicado. Leitura e interpretação de noticia ou
reportagem.
|
13/12
|
Estudos Amazônicos
|
CAPÍTULO
8: FOGO NA MATA: A PRÁTICA DE QUEIMADAS NA AMAZÔNIA. Páginas: 122 a 127.
-
Significado de queimadas e incêndios.
-
A utilização de queimadas na agricultura.
- Consequências ambientais e
sociais provocada pelas queimadas e pelos incêndios
CAPÍTULO
9: AS CONSEQUÊNCIAS DO DESMATAMENTO. Páginas: 128 a 132.
-
Fatores que provocam o desmatamento.
-
Impactos provocados pelo desmatamento: perda da biodiversidade, emissões de
gases de efeito estufa, perda da produtividade.
- Caderno.
|
Geografia
|
Região Norte: características
gerais; ocupação (processos); integração; problemas sociais e ambientais dos
Grandes Projetos.
|
|
14/12
|
História
|
Brasil
Açucareiro:
·
Economia do açúcar no Brasil;
·
Engenhos: mão de obra escrava;
·
Escravidão negra e indígena no Brasil colonial.
|
Religião
|
Texto interpretativo sobre o
trabalho em equipe e o respeito ao próximo.
|
7º ANO D - TARDE
Data
|
Disciplina(s
|
Conteúdos
|
08/12
|
Ciências
|
O reino das plantas-
características gerais (P. 107); Briófitas e Pteridófitos (109 e 111);
Gimnospermas (117); Angiospermas (121); Flores e frutos (122); A raiz (124);
Tipos especiais; de raiz (125); O caule 126);
Fotossíntese e transpiração (130- 131)
|
Inglês
|
Prepositios
of time simple present tense (interrogative form, months of the year, Days of
the week, seasons of the year, textos.
|
|
11/12
|
Matemática
|
Expressões algébricas: equação,
igualdade, simplificação de expressão e inequação.
Razão e proporção: media,
densidade, escala, porcentagem.
Proporção: grandezas
diretamente proporcionais e grandezas inversamente proporcionais.
Regra de três
|
12/12
|
Português
|
Gênero reportagem:
características. Gênero noticia: características.
Modo imperativo
Verbos irregulares. Sujeito e
predicado. Leitura e interpretação de
noticia ou reportagem.
|
13/12
|
Estudos Amazônicos
|
CAPÍTULO
8: FOGO NA MATA: A PRÁTICA DE QUEIMADAS NA AMAZÔNIA. Páginas: 122 a 127.
-
Significado de queimadas e incêndios.
-
A utilização de queimadas na agricultura.
- Consequências ambientais e
sociais provocada pelas queimadas e pelos incêndios
CAPÍTULO
9: AS CONSEQUÊNCIAS DO DESMATAMENTO. Páginas: 128 a 132.
-
Fatores que provocam o desmatamento.
-
Impactos provocados pelo desmatamento: perda da biodiversidade, emissões de
gases de efeito estufa, perda da produtividade.
- Caderno.
|
Geografia
|
Região Norte: características
gerais; ocupação (processos); integração; problemas sociais e ambientais dos
Grandes Projetos.
|
|
14/12
|
História
|
Brasil
Açucareiro:
·
Economia do açúcar no Brasil;
·
Engenhos: mão de obra escrava;
·
Escravidão negra e indígena no Brasil colonial.
|
Religião
|
Texto interpretativo sobre o
trabalho em equipe e o respeito ao próximo.
|
7º ANO E - TARDE
Data
|
Disciplina(s
|
Conteúdos
|
08/12
|
Ciências
|
O reino das plantas-
características gerais (P. 107); Briófitas e Pteridófitos (109 e 111);
Gimnospermas (117); Angiospermas (121); Flores e frutos (122); A raiz (124);
Tipos especiais; de raiz (125); O caule 126);
Fotossíntese e transpiração (130- 131)
|
Inglês
|
Prepositios
of time simple present tense (interrogative form, months of the year, Days of
the week, seasons of the year, textos.
|
|
11/12
|
Matemática
|
Expressões algébricas: equação,
igualdade, simplificação de expressão e inequação.
Razão e proporção: media,
densidade, escala, porcentagem.
Proporção: grandezas
diretamente proporcionais e grandezas inversamente proporcionais.
Regra de três
|
12/12
|
Português
|
Gênero textual entrevista
Transitividade verbal (objeto
direto e indireto)
Função dos pronomes pessoais
retos e oblíquos
Tipos de predicados
|
13/12
|
Estudos Amazônicos
|
CAPÍTULO
8: FOGO NA MATA: A PRÁTICA DE QUEIMADAS NA AMAZÔNIA. Páginas: 122 a 127.
-
Significado de queimadas e incêndios.
-
A utilização de queimadas na agricultura.
- Consequências ambientais e
sociais provocada pelas queimadas e pelos incêndios
CAPÍTULO
9: AS CONSEQUÊNCIAS DO DESMATAMENTO. Páginas: 128 a 132.
-
Fatores que provocam o desmatamento.
-
Impactos provocados pelo desmatamento: perda da biodiversidade, emissões de
gases de efeito estufa, perda da produtividade.
- Caderno.
|
Geografia
|
Região Norte: características
gerais; ocupação (processos); integração; problemas sociais e ambientais dos
Grandes Projetos.
|
|
14/12
|
História
|
Brasil
Açucareiro:
·
Economia do açúcar no Brasil;
·
Engenhos: mão de obra escrava;
·
Escravidão negra e indígena no Brasil colonial.
|
Religião
|
Texto interpretativo sobre o
trabalho em equipe e o respeito ao próximo.
|
8º ANO B - TARDE
Data
|
Disciplina(s
|
Conteúdos
|
08/12
|
Ciências
|
Os grupos sanguíneos (P. 159).
Sistemas ABO e RH (159-160).
Sistema linfático (P.161).
A excreção (P. 165)
Excretos: resíduos das
atividades metabólicas (P. 166).
Atividade das glândulas
sudoríferas (P. 166).
O Sistema urinário humano (P.
166 – 167).
|
Inglês
|
Modal
Verbs, professiom, adjectives, book, genres, textos.
|
|
11/12
|
Matemática
|
Equações do 1º grau com 2 incógnita.
Sistema de equações do 1º grau. Inequações.
|
12/12
|
Português
|
Período simples e composto
Conjunções coordenativas.
|
13/12
|
Estudos Amazônicos
|
Economia da borracha e suas
implicações no espaço geográfico da Amazônia.
Relação cidade - Cidade.
|
Geografia
|
1- Capitalismo
e sociedade de consumo
1.2- Consumo e
consumismo;
1.3 – A
relação entre capitalismo, propaganda, consumismo e meio ambiente;
2 - EUA: causas do nascimento de uma
superpotência;
2.1 –
Localização geográfica dos EUA e suas fronteiras ao norte, sul, leste e
oeste;
2.2 - colonização dos EUA.
|
|
14/12
|
História
|
O fim da Monarquia e a
Proclamação da Republica
|
Religião
|
Texto interpretativo sobre o
valor da solidariedade; do crescimento pessoal conectato com o crescimento
coletivo.
|
9º ANO
B – TARDE
Data
|
Disciplina(s
|
Conteúdos
|
08/12
|
Ciências
|
Reações químicas (P. 237).
Luz: uma onda eletromagnética
(P. 137).
Fenômenos ondulatórios:
Absorção da luz; Reflexão da luz; Refração (P. 138).
Materiais transparentes,
translúcidos e opacos (P. 139).
Termologia (p. 104).
Os conceitos de temperatura e
de calor (P. 107).
|
Inglês
|
Some, any,
music styles carcers, textos, tag questions.
|
|
11/12
|
Matemática
|
Trigonometria. Função afim e
função quadrática.
|
12/12
|
Português
|
Compreensão
textual
Concordância
nominal no texto
Concordância
verbal
Ortografia:
uso de c, ç, ou ss.
|
13/12
|
Estudos Amazônicos
|
1. A Amazônia
durante o regime militar brasileiro;
2. os
incentivos às migrações para a Amazônia durante a ditadura militar;
3. slogans
criados pelos militares para promover a colonização da Amazônia;
4. privatizações
de estatais na Amazônia;
dinâmicas territoriais na
cidade no campo e na floresta: olhares sobre o lugar, o espaço, território e
paisagens amazônicas.
|
Geografia
|
África:
Colonialismo e descolonização – Origem do subdesenvolvimento africano
África:
Dinâmica da natureza, clima, relevo, vegetação, hidrografia.
|
|
14/12
|
História
|
As independências na África.
|
Religião
|
Texto interpretativo sobre o
valor da solidariedade; do crescimento pessoal conectado com o crescimento
coletivo.
|
Informamos
ainda, que as provas serão aplicadas nos primeiros horários. Dessa forma, os
alunos serão liberados a partir das 14:30 horas, à medida que forem concluindo
as avaliações.
Contamos
com o apoio e incentivo dos pais em casa e, é claro, com a dedicação de cada aluno.
Como mãe concordo plenamente que devemos acompanhar de perto a vida escolar dos nossos filhos.
ResponderExcluirÉ visível a diferença no comportamento dos alunos que os pais estão presentes e são atuantes na educação dos mesmos.
ExcluirCONCORDO PLENAMENTE, A PARTICIPAÇÃO FAZ TODA DIFERENÇA.
ResponderExcluirCONCORDO PLENAMENTE, A PARTICIPAÇÃO FAZ TODA DIFERENÇA.
ResponderExcluir